Profile posts Latest activity Postings About

  • Taunay

    Taunay

  • Guilherme, você sabe bastante sobre o Brasil, então eu tenho uma pergubta: Em 1972, Delfim Netto propôs a quebra do monopólio da Petrobras, já que ele ouviu que os árabes planejavam um aumento conjunto dos preços. Se ele conseguisse de alguma forma convencer o Geisel (presidente da Petrobras) a fazer isso, como os anos 70 e 80 seriam economicamente?
    Guilherme Loureiro 1
    Diminui a porrada que que foi 1979-83 para a economia brasileira, mas é tarde demais para evitar os efeitos do primeiro choque do petróleo. Se a produção de petróleo em grande escala começar em 1977, e essa escala for suficiente para reduzir significativamente as importações brasieiras de petróleo(o grande "se" da questão), a necessidade por empréstimos externos diminui, reduzindo as consequências do período 79-83.
    Taunay
    Taunay
    Minha ideia é de que o Brasil tem um baque ainda maior no início da década de 70 (Já que o setor petrolífero teria que se ajustar à perda de monopólio da Petrobras com uma crise do Petróleo ocorrendo), mas que depois disso os anos 80 são de crescimento e muitos dos nossos problemas dessa década (alta dívida externa e hiperinflação) não ocorrem, levando a um crescimento ainda maior nos anos 90. Procede?
  • Vinization

  • Você sabe mais ou menos quando o Brasil se tornou autossuficiente na produção de petróleo? A única coisa que eu acho é que a Bacia de Campos começou a ser explorada em 1977.
    Guilherme Loureiro 1
    Autossuficiente o Brasil ainda não é; embora a nossa produção de petróleo teoricamente atenda às nossas necessidades, o petróleo brasileiro é em geral mais pesado, dando origem a uma maior quantidade de derivados mais pesados e menor quantidade de óleos mais leves. Essa diferença é coberta com importações.
  • Vinization

  • Cara, será que você poderia por favor me dar uns exemplos de empresários que foram perseguidos pela ditadura por terem apoiado o Jango? Eu fiz essa pergunta ao Gukpard e ele me recomendou ir a você.
    Guilherme Loureiro 1
    O cara que eu sei que foi perseguido foi o dono do Jornal Última Hora(Samuel Wainer), mas não sei outros nomes. Assis Chateubriand tinha dinheiro e influência demais(mesmo decadente - o Globo só superou os Diários Associados como o maior grupo de imprensa do Brasil em 1969, se não me engano) pra ser realmente perseguido(e de qualquer modo, morreu em 1968), mas Samuel Wainer foi exilado e perdeu o jornal.
    Vinization 1
    Obrigado pela resposta, cara, vou pesquisar mais aqui.
  • Loading…
  • Loading…
  • Loading…
Top